SINDICATO DOS
ENGENHEIROS AGRÔNOMOS
DE SANTA CATARINA

Santa Catarina

Nota de repúdio - Governo trata com descaso as negociações das empresas públicas agrícolas

GOVERNO AINDA NÃO APRESENTOU PROPOSTA PARA OS ACTs

No final da tarde do dia 20/12, o Seagro e demais Sindicatos receberam informalmente ofício com as diretrizes do GGG para a SAR a respeito dos Acordos Coletivos de Trabalho da Epagri, Cidasc e Ceasa, contemplando apenas a reposição da inflação nos salários e no vale alimentação, sem retroatividade, e desconsiderando as cláusulas sociais negociadas exaustivamente com a própria SAR (ao final, seguem essas cláusulas).

É importante ressaltar que ainda não há proposta oficial para os ACTs, pois conforme o próprio ofício do GGG, a SAR deverá agora preparar minuta dos ACTs e encaminhar novamente para o GGG, que analisará o documento e devolverá à SAR para envio aos sindicatos.

Em razão disso, os Sindicatos representantes dos trabalhadores, enviaram ofício ao Secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, solicitando audiência para tratar sobre o assunto e divulgaram nota de repúdio sobre o tratamento de descaso que o Governo tem levado as negociações dessas empresas públicas agrícolas, responsáveis por 30% do PIB de SC e que sustentam a economia do estado.