APRESENTAÇÃO A Tabela de Honorários dos Engenheiros Agrônomos tem por objetivo dar indicadores básicos e gerais para que os engenheiros agrônomos possam orientar-se na definição da remuneração pelos serviços profissionais prestados.
A publicação da tabela atende a crescente demanda dos profissionais que chegam ao mercado de trabalho e que necessitam de um referencial para definir seus honorários. Como entidade sindical que representa todos os engenheiros agrônomos que atuam em Santa Catarina, o Seagro concretiza através da Tabela de Honorários, mais uma contribuição para a valorização profissional daqueles que prestam serviços para a sociedade urbana e rural nas mais diferentes áreas onde o conhecimento agronômico se faz necessário.
Nos seus mais de 37 anos de história, lutas e conquistas, o Seagro já alcançou importantes avanços para os profissionais com vínculo empregatício. Santa Catarina é um dos estados onde os principais empregadores (empresas públicas, cooperativas e agroindústrias, entre outros) mais cumprem o Salário Mínimo Profissional fixado na Lei 4.950-A (seis salários mínimos nacionais para jornada de 6 horas e 8,5 salários para jornada de 8 horas). Isso se deve a uma intensa atuação do Seagro, com ações administrativas, políticas e judiciais. Ainda temos um desafio muito grande em relação às entidades públicas estatutárias, especialmente prefeituras municipais, onde os profissionais muitas vezes não são devidamente remunerados pelo importante serviço que prestam à sociedade. Desejamos que todos façam bom uso dessa ferramenta, lembrando que a Tabela de Honorários é um referencial de valores mínimos a serem cobrados pelo profissional, considerando a complexidade, responsabilidade e conhecimento exigido por cada serviço a ser prestado, sempre pautado pelo código de ética profissional. ABRIR A TABELA - Clique aqui
BAIXAR EM PDF - Clique aqui |