SINDICATO DOS
ENGENHEIROS AGRÔNOMOS
DE SANTA CATARINA

Santa Catarina

Livros

Livro AGRONOMIA, AGRÔNOMOS & DESENVOLVIMENTO - 2ª Edição Revista e Ampliada
Autor: Eng. Agr. Antonio Augusto da Silva Aquini
Ano: 2018 - Editora: Insular Livros


A obra explana sobre temas como a pesquisa agropecuária, extensão rural, gestão federal e de pequenos municípios, agrotóxicos, agricultura orgânica, solos e produção de arroz, alho, banana, cebola e maçã, entre outras culturas.
A história da agronomia em Santa Catarina e um resgate da vida profissional do autor também estão no livro, que traz ainda capítulo especial sobre Ética e Exercício Profissional.

O autor: Engenheiro Agrônomo Antônio Augusto da Silva Aquini , 68 anos (Passo Fundo/RS), casado com a professora Ana Maria do Nascimento Aquini, tem três filhos e um neto. Atuou na Epagri, Cidasc e Secretaria da Agricultura. Foi ainda presidente do SEAGRO e AEASC, conselheiro do CREA-SC por cinco mandatos, além de presidente interino em 2002. Recebeu a medalha do Mérito Catarinense concedida pelo CREA-SC em 2012.

Para adquirir este livro clique aqui

 

Livro O GALOR EXTENSIONISTA
Autor: Eng. Agr. Roberto Abati
Ano: 2016 - Editora: Insular Livros


O Galo Extensionista é uma coletânea de causos, fatos e boatos que animaram e contribuíram para quebrar a tensão dos muitos encontros dos profissionais que trabalharam e trabalham no serviço de extensão rural, nestes seus sessenta anos de existência no estado catarinense. 
Nesses encontros, reiteradas vezes, após o relato de um destes causos, era ouvida a provocação de alguém: “São tantas histórias na extensão que daria para escrever um livro”. Pois bem, aqui está uma coleção de causos, retratando de certa forma o lado pitoresco do dia a dia de abnegados extensionistas que, com sua persistência e dedicação, transformaram o território catarinense e consolidaram a ACARESC/Epagri como uma Empresa referência em Extensão Rural.

O autor: Roberto Abati, Engenheiro Agrônomo, foi extensionista local da ACARESC no município de Rio do Campo, onde se casou com Célia Moratelli, a filha do delegado. Lá tiveram duas filhas. Foi Coordenador Regional na Região de Rio do Sul, Supervisor Regional na Região de Maravilha. Com a criação da Epagri retornou ao Alto Vale do Itajaí, onde compôs a equipe regional, foi Chefe do Centro de Tecnologia Agrícola e administrou o Centro de Treinamento de Agronômica – CETRAG. Na Região de Florianópolis foi Coordenador Regional e Secretário Executivo Regional do Projeto Microbacias 2. Nos últimos três anos, antes de se aposentar em janeiro de 2015, fez parte da equipe técnica do Programa SC Rural, ocupando a função de Gerente Técnico.

Para adquirir este livro clique aqui

 

 


Livro ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DO BRASIL SUA ENTIDADE NACIONAL (1927-2017)
Autor: Eng. Agr. Carlos Pieta Filho
Ano: 2019 


Esta obra é interessante para todos os engenheiros agrônomos pois, entre outras facetas:
1. Demonstra que nossa entidade nacional, a Sociedade Brasileira de Agronomia, hoje Confaeab, foi fundada em 1927 e trata de sua trajetória, das atividades e das dificuldades que ela e nós engenheiros agrônomos passamos em 90 anos de vida, e, inclusive detalha quais são nossas atribuições profissionais plenas; 2. Que a inclusão da agronomia (muito mais caracterizada por atividades na área biológica), no Confea/Creas foi um erro político de engenheiros agrônomos dividindo-se, e, despertando o interesse dos arquitetos, redundando então que o congresso nacional “aglutinou engenheiros, arquitetos e engenheiros agrônomos sob a égide de um mesmo estatuto profissional, a Lei 5.194/66”; 3. Que o Confea e Creas são autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, constituem serviço público federal e, então “só podem fazer o que a lei antecipadamente autorize”, segundo renomados juristas. 4. Que as reivindicações dos engenheiros agrônomos quanto ao exercício profissional, em pesquisa realizada de 1995 a 2017 (detalhada no livro), e, que elas e a legislação pertinente não foram respeitadas e/ou aprovadas nos plenários do Confea e dos Creas; 5. Porque se propõe nossa independência do jugo dos engenheiros propugnando pela criação do Conselho Federal dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, como existem em muitos ou na quase totalidade dos países do mundo!

O autor: Carlos Pieta Filho, Eng Agr PhD. Pesquisador técnico-científico, ex-Presidente da Aeasc, Faeab, Apia e Amia, ex-Conselheiro Federal (suplente/titular) e Regional no Crea/SC;


P
ara adquirir este livro entre em contato com o autor através seguintes contatos:
E-mail: cpieta1142@gmail.com
Telefones: 48 99843 9993 (whats) e 48 3233 1692