SINDICATO DOS
ENGENHEIROS AGRÔNOMOS
DE SANTA CATARINA

Santa Catarina

Proposta do Governo desvaloriza salários e corta conquistas

 

Desde 15/03 quando foram entregues as pautas de reivindicações para as empresas públicas da agricultura, os dirigentes do SEAGRO-SC e demais sindicatos do Comando Unificado Estadual vêm agindo intensamente e cobrando agilidade nas negociações por parte do Governo do Estado, exigindo maior respeito com a data base de 1º de maio. No dia 22/03 houve a primeira reunião com o negociador do Governo, Secretário Adjunto da Agricultura, Airton Spies, ainda sem nenhuma proposta do Governo.

Em 10/04 tivemos uma segunda reunião com Spies. Participaram também o presidente da Epagri, Luiz AdemirHessmann e o diretor da Cidasc, Valdo dos Santos. Graças às pressões feitas, na ocasião ele apresentou a seguinte contraproposta elaborada pelo CPF (Conselho de Política Financeiro) em nome do Governo do Estado:

 

- 50% do INPC;
- Vale alimentação, auxílio creche e adicional de insalubridade sem nenhum reajuste;
- Garantia de emprego não ampliada;
- Corte de dirigentes liberados (Seagro ficaria só com 1);
- Demais cláusulas sociais renovadas sem nenhum avanço, apenas com
os retrocessos citados acima;
- Nenhuma cláusula nova aceita.

Na ocasião, o SEAGRO manifestou indignação com a proposta do Governo, considerando a mesma um retrocesso e ainda lamentando que o Governo mais uma vez deu indícios de querer postergar a negociação, já que além de sequer repor a inflação, ainda coloca obstáculos na negociação ao propor retirar direitos já conquistados em anos anteriores.

Os dirigentes sindicais reafirmaram a realização de assembleia estadual de mobilização dos trabalhadores marcada para 25/04 em Florianópolis. Caso haja uma nova proposta que atenda pelo menos as reivindicações prioritárias, esta será colocada para apreciação das categorias na assembleia. Nova rodada de negociação ficou marcada para esta 2ª feira (17/04), às 14h na Secretaria da Agricultura.

 

Chega de descaso. Exigimos respeito a data base de 1º de maio. Todos mobilizados para assembleia estadual dia 25/04 em Florianópolis.

 

 

Outras Notícias