SINDICATO DOS
ENGENHEIROS AGRÔNOMOS
DE SANTA CATARINA

Santa Catarina

Negociação com Governo começa com restrições de sempre mas com mais agilidade no cronograma das discussões

Depois de realizadas as rodadas protocolares de negociação na forma administrativa e na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem qualquer proposta por parte do Governo, no dia 05/05 os sindicatos participaram de rodada de negociação convocada pela Secretaria da Agricultura. Na ocasião, o negociador designado, Secretário Adjunto Airton Spies, apresentou as diretrizes gerais do CPF para os ACT’s deste ano. O SEAGRO-SC reafirmou na mesa de negociação as suas prioridades para este ano, constantes da Pauta entregue em 31/03, e posicionou-se criticando as restrições mais uma vez impostas pelo CPF nas suas diretrizes gerais. Desta forma, Spies ficou de apresentar uma proposta completa por escrito na semana seguinte.


Em 12/05 tivemos nova rodada de negociação na Secretaria da Agricultura, quando o Secretário Spies apresentou por escrito a proposta oficial do Governo para o Acordo Coletivo de Trabalho da Cidasc e Epagri. O Governo propõe renovar as cláusulas sócias, incluindo correção do adicional de insalubridade pelo valor equivalente a seis salários mínimo e do auxílio creche/babá pelo piso estadual, mas não amplia o período da garantia de emprego por mais um ano (até abril de 2017), como temos conseguido todos os anos. Concorda em reajustar os salários pelo INPC do período (8,34%) e não corrige o vale alimentação. Não houve nenhum avanço em relação aos demais itens da Pauta de Reivindicações. No caso da Cidasc, o Governo exige ainda o arquivamento do Dissídio 2014/2015 que está na Justiça para julgamento.

 

Situação dos novos PCS

Quanto ao PCS, o Governo sinaliza na cláusula que apresentará novas propostas para a Cidasc e Epagri até 30/06/15, propondo o início efetivo de implantação até 31/01/16, porém na nossa avaliação a redação apresentada ainda não garante a implantação de qualquer proposta.

Frente ao apresentado nesta reunião de negociação, reafirmamos que a categoria não abre mão da garantia de implantação de um PCS, devendo este contemplar o SMP e resgatar as carreiras da categoria, dentro de um cronograma a ser acordado. Também exigimos a cláusula com a garantia de emprego renovada até 2017 e necessidade de correção do vale alimentação. No caso específico do Dissídio de 2014 da Cidasc, afirmamos que o arquivamento só acontecerá se houver um comum acordo sobre o impasse criado. O representante do Governo ficou de dar uma resposta ao Seagro em breve sobre os pontos onde são necessários avanços.

Antes disso, no dia 09/04, o Seagro já havia realizado reunião com Secretário Spies e dirigentes das empresas para expor a análise da consultoria contratada pelo Seagro e da categoria sobre as propostas de PCS anteriormente apresentadas por cada empresa.

Outras reuniões e articulação com lideranças

Além desta reunião, realizamos entre 27/04 e 13/05 diversas reuniões, entre elas, com presidentes e diretores da Cidasc e Epagri, com Deputado José Milton, com dirigentes da Ocesc e com a Secretaria da Agricultura, além de reunião com Grupo de Trabalho constituído pelo Seagro com colegas da Cidasc. As reivindicações e estratégias definidas por este GT da Cidasc foram exaustivamente discutidas também na reunião com o presidente da Cidasc.

Já temos algumas outras reuniões e contatos estratégicos articulados para os próximos dias com outras lideranças. Tão logo possamos divulgá-los, sem prejuízo ao processo, isto será feito.


Clique aqui e confira as minutas das propostas do Governo para a Cidasc e Epagri.

Qualquer dúvida entrar em contato conosco.


   

     Presidente Cidasc Enori Barbieri                  Dep. Zé Milton Scheffer                 Superint. Ocesc Neivo Luiz Panho     

Outras Notícias